Ementário do Curso FIC de Desenvolvimento Web

 

DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO ORAL CH: 12 h
EMENTA:

O que é falar em público: características; dificuldades. Planejamento e estratégias.  Expressão corporal e recursos audiovisuais: técnicas de expressão oral, gestual e uso de slides e resumos escritos.

OBJETIVO GERAL

Possibilitar o desenvolvimento da capacidade autônoma de expressão oral diante de público corporativo.

BIBLIOGRAFIA:

AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. 2 ed. São Paulo: Publifolha, 2008.

BLIKSTEIN, Izidoro. Falar em público e convencer: técnicas e habilidades. São Paulo: Contexto, 2016.

________. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Contexto, 2016.

 

DISCIPLINA: MATEMÁTICA FINANCEIRA CH: 12 h
EMENTA:

Conceituação de grandezas e regra de três; Utilização do conteúdo de regra de três para resolver problemas diários; Compreensão da noção de porcentagem; Definição de juros simples; Calculo de juros simples e descontos simples em situações aplicadas; Definição e cálculo de juros compostos; Calculo de juros compostos em situações aplicadas; Diferenciação de juros simples e juros compostos; Compreensão e cálculo da inflação e a correção monetária.

OBJETIVO GERAL

Executar, controlar e avaliar procedimentos de matemática financeira para a área de sistemas da informação.

BIBLIOGRAFIA:

LEZZI, G.. (2011) Fundamentos de matemática elementar: matemática comercial, matemática financeira e estatística descritiva. São Paulo: Atual..

CRESPO, A. A..(2009) Matemática Financeira Fácil. São Paulo: Saraiva.

 

 

DISCIPLINA: INGLÊS TÉCNICO CH: 09 h
EMENTA:

Estratégias de leitura e interpretação de textos escritos: scanning, skimming, predição, seleção, detecção de cognatos, inferenciação – foco em textos técnicos (manuais de instrução, tutoriais). Estudo de gramática em nível básico e do léxico específico da área do curso.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar contato com as estruturas básicas da língua inglesa por meio da leitura e interpretação de textos técnicos da área do curso.

BIBLIOGRAFIA:

DUDLEY-EVANS, Tony; ST-JOHN, Maggie J. Developments in English for Specific Purposes: A multi-disciplinary approach.1 ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

GRANT, David; McIARTY, Robert. Business Basics (New Edition). Oxford University Press, 2006.

HUTCHINSON, T.; WATERS, A. English for Specific Purposes. Cambridge:

Cambridge University Press, 1987.

MURPHY, Raymond. Essential grammar in use. 2nd ed. Cambridge University Press, 2012.

________. English grammar in use. 4th ed. Cambridge University Press, 2012.

OSBORN, Anna. Reading – Collins English for Business. Collins, 2012.

WALLACE, Catherine. Reading. 8 ed. Oxford: Oxford University Press. 2003.

Disponível em:

https://books.google.com.br/books?id=haiwBOFuVm0C&printsec=frontcover&hl=pt-PT#v=onepage&q&f=false> Acesso em: 30 jan. 2016.

Dicionários:

Cambridge Business English Dictionary – Cambridge University Press.

Dicionário Oxford Escolar – para estudantes brasileiros de inglês – Oxford University Press.

Dicionário Collins – Inglês-português / Português-inglês – Martins Fontes Editora.

Dicionário Larousse – Inglês-português / Português-inglês.

Webster’s New Enclyclopedic Dictionary.

 

 

DISCIPLINA: ELABORAC?A?O DE PA?GINAS WEB COM HTML, CSS E JAVASCRIPT CH: 24 h
EMENTA:

Histórico e conceitos básicos para o desenvolvimento de páginas web.

Utilização dos principais elementos HTML: html, meta, body, a, p, div, b, i, u, table, tr, th, td, dentre outros.

Conceitos iniciais de formatação de páginas web através de folhas de estilo, Cascading Style Sheets (CSS): cascata e herança, seletores, estilos de texto, cores, listas, caixas, tabelas e mídia.

Utilização de scripts, construídos em Javascript, em páginas HTML.

Utilização básica dos frameworks JQuery e Twitter Boostrap.

Introdução ao HTML5.

OBJETIVO GERAL

Introduzir conceitos acerca de desenvolvimento web em uma visão generalista. Transmitir conceitos teóricos e práticos acerca de fundamentos de HTML, CSS e Javascript. Conhecer as tecnologias atuais e suas implementações corporativas.

BIBLIOGRAFIA:

Flanagan, David. “JavaScript: O Guia Definitivo”, 6a. Edição. Bookman, 2013.

Freeman, Elisabeth. Use a cabeça!: HTML com CSS e HTML. 2 ed. Alta books, 2015.

McFarland, David Sawyer. CSS: o manual que faltava – o Livro Que Devia Vir na Caixa. 3 ed. Alta Books, 2015.

Benedetti, Ryan, and Ronan Cranley. Use a cabeça! Jquery. ” Altabooks, 2013.

Castro, Elizabeth, and Bruce Hyslop. HTML5 e CSS3 – Guia Prático e Visual. Alta Books, 2013.

Duckett, Jon. Html e Css – Projete e Construa Websites. Alta Books, 2014.

Duckett, Jon. Javascript & Jquery – desenvolvimento de interfaces web interativas. Alta Books, 2015.

Rutter, Jake. Smashing jQuery: Interatividade Avançada com JavaScript Simples. Bookman, 2012.

Morrison, Michael. Use a cabeça: JavaScript. Alta Books, 2008.

BEAIRD, Jason. “Princípios do web design maravilhoso.” 3 ed. Atla Books, 2016.

Spurlock, Jake. Bootstrap. ” O’Reilly Media, Inc.”, 2013.

 

 

DISCIPLINA : CONCEITOS INICIAIS PARA O PROJETO DE BANCOS DE DADOS RELACIONAIS CH: 20 h
EMENTA:

·       Conceitos iniciais para projeto de bancos de dados relacionais.

·       Diagrama de entidade relacionamento e cardinalidade em bancos de dados.

·       Modelagem de bancos de dados baseada em entrevistas com usuários.

·       Conceitos iniciais para uso do MySQL.

·       Criação, remoção e alteração de tabelas e colunas. Tipos de colunas em bancos de dados.

·       Estabelecimento de chaves primárias e chaves estrangeiras.

·       Inserção, alteração e remoção de registros em tabelas.

·       Elaboração de consultas básicas, com múltiplos predicados e com delimitação de registros.

·       Elaboração de consultas com junção entre tabelas.

·       Elaboração de consultas analíticas com o uso de funções estatísticas, como soma, máximo, mínimo, média, etc.

·       Elaboração de consultas analíticas com a cláusula HAVING.

·       Elaboração de consultas com subconsultas.

OBJETIVO GERAL

Preparar o aluno para entender necessidades reais de bancos de dados atuais, bem como empregar as soluções mais recentes disponíveis no mercado.

BIBLIOGRAFIA:

Date, Christopher J. Introdução a sistemas de bancos de dados. 8 ed. Elsevier Brasil / Campus, 2004.

Date, Christopher J. SQL e Teoria Relacional – Como escrever códigos SQL precisos. O´REILLY / Novatec, 2015.

Beaulieu, Alan. SQL – Dominando os Fundamentos de SQL. O´REILLY / Novatec, 2010.

Ramakrishnan, Raghu, and Johannes Gehrke. Sistemas de gerenciamento de banco de dados-3. McGraw-Hill, 2008.

TEOREY, Toby, Sam LIGHTSTONE, and Tom NADEAU. “Projeto e modelagem de banco de dados.” Campus, 2 ed. (2013).

Silberschatz, Abraham, Henry F. Korth, and S. Sudarshan. Sistema de banco de dados. 6 ed. Elsevier, 2012.

DUBOIS, Paul, Stefan HINZ, and Carsten PEDERSEN. “MYSQL: Guia de estudo para certificação.” Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna (2005).

Milani, André. MySQL-guia do programador. Novatec Editora, 2007.

“MySQL 8.0 Reference Manual.” http://dev.mysql.com/doc/refman/8.0/en/. Acessado em 01/12/2016

 

 

DISCIPLINA : CONSTRUÇÃO DE SISTEMAS WEB COM PHP CH: 36 h
EMENTA:

Paradigmas de desenvolvimento de software: cliente e servidor, web e mobile.

Conceitos iniciais para o desenvolvimento de algoritmos através da linguagem de programação PHP.

Declaração de variáveis e constantes. Definição das principais estruturas de dados utilizadas no PHP.

Atribuição de variáveis, uso de operadores e construção de expressões.

Uso de estruturas de condição: if, else e switch.

Uso de comandos de laço: for, foreach e while. Geração de tabelas HTML.

Definição de funções e parâmetros.

Criação de vetores (arrays).

Uso de funções de vetores para ordenação, obtenção de valores, busca, mesclagem, interseção, etc.

Utilização de funções para conexão com bases de dados MySQL.

Utilização de funções para realização de consultas em bases de dados.

Utilização de funções para realização de inserção, alteração e remoção de registros em bancos de dados.

Desenvolvimento de CRUD (create, read, update and delete) com paginação de registros.

OBJETIVO GERAL

Instruir acerca de conceitos básicos e intermediários da linguagem de programação PHP, uso de vetores, uso de funções de conexão com o banco de dados e construção de telas para criação, leitura, atualização e deleção de registros em bancos de dados.

BIBLIOGRAFIA:

ULLMAN, Larry. “PHP 6 e MySQL 5 Para Web Sites Dinâmicos.” Rio de Janeiro: Ciência Moderna (2008).

Dall’Oglio, Pablo. Php-programando com orientaçao a objetos. Novatec Editora, 2015.

Lockhart, Josh. PHP Moderno: Novos recursos e boas práticas.Novatec, 2015.

Sanders, William. Aprendendo padrões de projeto em PHP. Novatec, 2013.

Herrington,Jack D. Php Hacks – Dicas e Ferramentas Úteis para a Criação de Web Sites Dinâmicos. Bookman, 2008

LISBOA, FLAVIO. ORQUESTRANDO APLICAÇOES PHP COM SYMFONY USANDO ORM DOCTRINE. Novatec, 2015.

Messenlehner, Brian, and Jason Coleman. Criando aplicações Web com WordPress. Novatec, 2014.

PHP: Manual do PHP, disponível em: http://br.php.net/manual/pt_BR/, em 29/11/2016

 

 

DISCIPLINA : PROJETO FINAL PARA CONSTRUÇÃO DE SISTEMA WEB COM BANCO DE DADOS CH: 13 h
Apresentação de tecnologias que podem ser utilizadas para a construção do projeto final, como frameworks, gestores de conteúdo e plataformas de e-commerce.

Reunião para definição dos temas de projeto final para cada aluno ou equipe.

Reuniões de acompanhamento da execução do projeto final.

Reunião para apresentação do projeto final.

Eletrodinâmica: elementos de circuitos elétricos; resistência, resistência equivalente e corrente elétrica; diferença de potencial elétrico; Leis de Ohm; potência elétrica; cálculo do consumo de aparelhos elétricos (conta de luz)

OBJETIVO GERAL:

Compreender e distinguir os termos comumente utilizados em eletricidade, como: voltagem, resistência, corrente elétrica, potência e energia;

Compreender como estas grandezas relacionam-se por meio de leis físicas;

Aprender a resolver exercícios básicos de eletricidade contextualizados com o cotidiano do aluno.

BIBLIOGRAFIA:

Ferrarezi, C. J. Guia do trabalho científico: do projeto à redação final: monografia. dissertação e tese. São Paulo: Contexto, 2011.

SANTOS, Clóvis Roberto dos Santos. “Trabalho de Conclusão de Curso–Guia de Elaboração Passo a Passo.” São Paulo: Cengage Learning (2013).

SIMKA, Sérgio, and Wilson CORREIA. “TCC Trabalho de Conclusão de Curso Não é um Bicho de Sete Cabeças.” Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda (2009).

Acevedo, Claudia Rosa, and Jouliana Jordan Nohara. Como Fazer Monografias: TCC, Dissertações E Teses . 4 ed. Editora Atlas SA, 2013.

LISBOA, FLAVIO. ORQUESTRANDO APLICAÇOES PHP COM SYMFONY USANDO ORM DOCTRINE. Novatec, 2015.

Messenlehner, Brian, and Jason Coleman. Criando aplicações Web com WordPress. Novatec, 2014.

 

 

 

DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO CH: 18 h
EMENTA:

Administração: conceitos e importância das organizações;

Empresas e organizações;

Níveis de administração;

Gestão de pessoas;

OBJETIVO GERAL

Transmitir conhecimentos básicos de gestão.

BIBLIOGRAFIA:

CHIAVENATO, I.. Introdução à teoria geral da administração. 8. Ed.. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011

MONTANA, P. J.. Administração. São Paulo: Saraiva, 2011

Complementar

MAXIMIANO, A. C. A.. Administração para empreendedores. 2 ed.. São Paulo: Pearson, 2011

KRAJEWSKI, L.. Administração de Produção e Operações. São Paulo: Pearson, 2012

KOTLER, P.. Administração de Marketing. São Paulo, Prentice-Hall, 2012

 

DISCIPLINA: CULTURA E SOCIEDADE CH: 18 h
EMENTA:

A cultura e a identidade brasileira nas suas diversidades. Cidadania, participação e direitos humanos. As transformações e consequências no mundo do trabalho. Sustentabilidade e a relação entre sociedade e natureza.

OBJETIVO GERAL

Levantar reflexões sobre a sociedade brasileira e suas identidades culturais diversas, destacando-se questões básicas sobre: as disparidades socioeconômicas; o convívio entre as diferenças entre raça, gênero e geração; o significado da cidadania, participação política e direitos humanos; as transformações no mundo do trabalho e a relação entre a sociedade e natureza.

Abordar reflexões em torno das novas formas de trabalho com uso da internet e seus efeitos sobre a sociabilidade, a comunicação e a circulação de informações.

BIBLIOGRAFIA:

 

ACSERALD, H.; MELLO, C. C. A.; BEZERRA G. N. O que é Justiça Ambiental. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

ASSIS, W. GOMES, J. (Orgs.). Agroecologia: princípios e reflexões conceituais. Brasília-DF: Embrapa, 2013.

ANTUNES, R. Adeus ao Trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 10ª Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

ARANHA, M. L. A. MARTINS, M. H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. 3ª Ed. São Paulo: Moderna, 2003.

CAVALCANTI, C. (Orgs.) Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. INPSO/FUNDAJ, MEC, 1994. Disponível em: http://168.96.200.17/ar/libros/brasil/pesqui/cavalcanti.rtf

DE MASI, D. O futuro do trabalho, fadiga e ócio na sociedade pós-industrial. Brasília: José Olympio, UNB, 1999.

GADOTTI, M. Economia solidária como práxis pedagógica. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.

GIDDENS, A. Sociologia. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2005

LAKATOS, E.V; Marconi, M. A . Sociologia Geral. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 1990

TOMAZI, N. D. Sociologia para o ensino médio. 2ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2010.