Desenvolvimento de aplicações a jato com Symfony2

Gostaria de disponibilizar os slides de uma apresentação que tenho feito sobre Desenvolvimento de Aplicações a Jato com Symfony2.

Após algum tempo pesquisando sobre tecnologias de desenvolvimento ágil e geração automática de código, selecionei um conjunto de componentes que juntos possibilitam uma produtividade incrivelmente alta de desenvolvimento de aplicações web.

  • Skipper18;
  • Symfony2;
  • Doctrine2;
  • Sonata Bundles;

Um dos grandes problemas para iniciar o uso de uma nova tecnologia é a curva de aprendizagem. Sempre que possível, é bastante recomendado o uso de IDEs para auxiliar essa iteração com a tecnologia, permitindo que essa curva seja superada em menos tempo e garantindo maior produtividade aos desenvolvedores de um projeto.

O Skipper18 (http://www.skipper18.com/) é uma aplicação incrível, com ela você consegue criar todos os arquivos de mapeamento objeto-relacional com Doctrine2. A solução suporta ainda o Propel e outros ORMs. Outro fator interessante, é que ela se comporta de maneira especial para cada um dos principais frameworks MVCs, como é o caso do Symfony2.

Com o Skipper18 é possível criar uma estrutura de bundles, semelhante ao seu projeto, e exportar os arquivos diretamente para a pasta de destino.

Aliado aos mecanismos de geração de código proporcionados pelos Symfony2 e Sonata é possível desenvolver uma aplicação completa em apenas algumas horas.

Muito em breve, adicionarei mais detalhes nesse post.

 

 


















0 Responses to “Desenvolvimento de aplicações a jato com Symfony2”


  • No Comments

Leave a Reply